Procurando estágio

Tuesday, January 27, 2015

Fazer esse post no blog vai ser uma motivação pra mim. Já estagiei antes, vou contar melhor daqui a pouco, mas estou procurando outro porque, basicamente, preciso de dinheiro pra fazer meu curta-metragem.


Minha experiência: eu já fiz dois estágios. ( meu portfólio, caso tenha curiosidade:)



O primeiro (2012) foi na minha faculdade mesmo, faço Publicidade e consegui uma vaga no Núcleo de Estudos de Marketing. Soube da vaga através de amigos do meu curso, me inscrevi, mandei currículo, fiz uma prova e entrei! Meu  trabalho era ligado a parte audiovisual, então, eu era responsável por fazer roteiro, produzir os vídeos, captar as imagens e editar, ou seja, tudo. Fiz um institucional para a própria faculdade, onde tive que ser responsável por tooooddooo esse processo que eu descrevi acima. Meu segundo job no Núcleo foi editar entrevistas de um projeto da universidade. Eram umas três horas de entrevista que eu tinha que transformar em quinze minutos. A carga horária era de 4h por dia e a bolsa auxílio de R$400,00. Eu saí porque aconteceram algumas situações meio chatas. Isso é algo que você vai encontrar muito pela frente, acredite, tem de tudo nessa vida. Durei lá um mês que pareceu uma vida.



O segundo foi no Canal Futura (2013) . Perfeito. Soube da vaga através de um grupo de vagas para comunicação social no facebook. Mandei meu currículo, eles me ligaram e marcaram uma prova. Fiz a dita cuja, eram questões de português, lógica, conhecimentos gerais e redação, pelo que eu me lembro. Não passei de primeira. Fiquei mais um tempo procurando estágio, até que me ligaram e perguntaram se eu não gostaria de fazer um entrevista "Siiiiiimmmm". Como já havia feito uma prova, não tinha necessidade  de fazer outra. Na entrevista fizeram perguntas bem básicas, " por que faculdade de publicidade", "onde eu me vejo daqui a cinco anos", "por que trabalhar no futura" e etc. Passei, finalmente !!! A carga horária era de 4h diárias, Bolsa auxílio R$850,00 + VT ( vale-transporte)+VR (vale-refeição).


Só saí porque na época eu estava cursando a Escola de Cinema Darcy Ribeiro e um professor estava selecionando três alunos para estagiar no filme que ele ia dirigir. Passei. Estágio em um filme no Brasil. Raridade. Troquei todos os benefícios no Futura por trabalhar 5 dias, 12 horas por dia, de graça. Foi uma experiência e tanto de vida. 

Primeiro: Currículo
Organizado, sucinto e atualizado.


Separar em duas seções

Canto direito - Nome completo, nacionalidade, data de nascimento, endereço, telefones para contato, email e site com portfolio.

Canto esquerdo - Graduação (universidade, período que está sendo cursado e previsão de formatura), Experiência profissional (organizar de forma cronológica linear, período de experiência, setor e lugar), Cursos (organizar de forma cronológica linear, período e nome do curso), Idiomas (idioma e nível ), Outras habilidades (podem ser ferramentas de edição de imagem, edição de vídeo, informática em geral.

Segundo: Procurar muito, enviar muitos currículos.

Os melhores lugares para se procurar estágio, pela minha experiência são: grupos específicos sobre vagas no facebook  como esse aqui de comunicação social, especificamente. São postadas vagas com a descrição do perfil procurado, atividades, remuneração e email para envio de currículo.

 E o VAGAS , eles sempre disponibilizam muitas vagas com o seu perfil. A vantagem é que eles te alertam por email sobre vagas novas, e mantém um perfil seu no site onde você pode ver em ordem cronológica a vaga para qual que você se candidatou, data e etc.


Terceiro:
Paciência

Muita mesmo. Pode demorar meses e meses, mas um dia chega. Pela minha experiência com comunicação social, as vagas são muitas, a maior parte dos meus amigos conseguiram estagiar a tempo. 

Esses são dois meios que eu conheço,confio e funcionou para mim. Procure saber de outros mais ligados a sua área, especificamente.

Dicas:
  • Tente mandar o máximo de currículos por dia que você puder.
  • Sempre entre nas suas fontes de informação sobre vagas, sejam esses que eu aconselhei ou outros que você conheça.
  • Crie um site com seu portfólio. Pode até ser que você não tenha muito material, mas ter um site onde você disponibiliza sua experiência, educação, info e etc passa maior credibilidade e conexão com a atualidade.O site wix é muito bom, para isso, gratuito, fácil de mexer e tem uma interface própria de site. Nada de hospedar no blogger.
  • Procure fazer uma relação custo-benefício. A remuneração vale a carga horária? Em média, é isso que os estágios na minha área estão pagando? O lugar é acessível, vai valer a pena o tempo de deslocamento, pensando que vou ter que ir para a universidade antes ou depois? O salário não é muito bom, mas vai valer a experiência e os contatos? Tem possibilidade de efetivação?
  • Seja paciente. Já escutei minhas amigas reclamando que nunca conseguiriam um estágio. Hoje todas elas estagiam ou estagiaram.
Do mais, vou atualizando vocês de como anda essa minha saga de (re)procurar um estágio. Você tem alguma dúvida? Dica? História? Comente e trocamos uma ideia !

You Might Also Like

6 comments

  1. Adorei! Adorei! Acho muito legal esses estágios. É experiência pura <3
    Ligado ao cinema, então <3

    Beijos, Paloma
    www.agentejunto.com.br

    ReplyDelete
    Replies
    1. Com certeza! Preparam a gente pra vida.
      Adoraria que o próximo fosse ligado ao audivisual, mas............. o que vier é jogo !
      Brigada pelo comentário :)

      Delete
  2. Eu gostaria tanto que aqui eles dessem tantas opções de estágio como dão aí no Brasil :/ Os estágios que fiz aqui foram pelo meu curso profissional, não ganhei nada e eles só em davam o trabalho que mais ninguém queria fazer, aqueles mais chatos sabe? Mas o que vale é a experiência que eles proporcionam. Eu agora vou criar um currículo para procurar um trabalho remunerado para ter um pouco de independência...

    Te tagueei no Liebster Award Malu, passa lá no blog para ver as perguntas.
    Beijos - http://fazdeconta-daliv.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. É isso aí, Lih! Não tem jeito, voltei a luta também. Pois é, tem coisa no Brasil que a gente não pode reclamar. Acho que oportunidade para os jovens tem sido uma preocupação constante do governo nos últimos anos.

      Veleu, assim que eu arranjar blogs os quais indicar, vou responder :)))

      Delete
  3. Gostei muito deste post! Ele é muito útil pois você divide toda sua experiência com estágios, nunca estagiei pois quando estava na faculdade eu trabalhava e para mim ficava complicado largar o trabalho para estagiar! Mas agora que vou começar a pós pretendo estagiar pois meu horário no atual emprego facilitará! E seu post já me deu uma ajudinha ;D Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acredito q a experi^encia de trabalhar e estagiar sejam bem proximas! Creio que s'o deva valer a pena voce sair do seu emprego se estiver te sobrecarregando, nesse sentido estagiario tem varios beneficios concedidos por lei.

      Mas se pe o que vc quer, boa sorte, to torcendo e fico feliz por ter te ajudado, isso que importa sempre q eu faco um post desses.

      Espero novidades boas!!!

      Delete